Morro de Săo Paulo > Garapuá > Povoado de Garapuá
 
 
 
 

O Povoado de Garapuá

 
A pequena vila de pescadores de Garapuá conserva o ar bucólico e a rusticidade em suas ruas de terra com modestas casas e um comércio simplório. O pacato vilarejo sobrevive da pesca que está em abundância nos poucos restaurantes da praia e da vila. Garapuá é sinônimo de tranqüilidade e se quiser conhecer este simpático povoado terá que se precaver. Em Garapuá não existem bancos ou caixas eletrônicos. O pequeno comércio não trabalha em sua maioria com cartão de crédito, portanto, é preciso levar dinheiro. Rua da praia de Garapuá
 
Praia de Garapuá - Foto aérea

O grande destaque do vilarejo é a hospitalidade de seu povo e a gastronomia. Nos restaurantes que ficam na praia e nas ruas do povoado, você encontrará uma grande oferta de frutos do mar e uma saborosa comida caseira. A denominação de Garapuá originou-se de uma ave chamada “Guará”, que vivia na região. “Guará” é uma bela espécie de garça com penas avermelhadas, que talvez pela beleza justifique o nome dado a linda praia de Garapuá.
A praia de Garapuá mede cerca de dois quilômetros e está incrustada num deslumbrante cenário formado por uma grande faixa de areia branca e fina, mar calmo de águas profundas e coqueiros que circundam a praia. Ao contrário das outras praias de Morro de São Paulo, Garapúa tem o fundo mar quase sem pedras com predominância de areia.

 

O ambiente é de tranqüilidade, privacidade e a praia de Garapuá é indicada para quem busca sossego e calmaria. Normalmente se vê poucas pessoas circulando pela praia. A maior parte dos turistas chega a Garapuá com os barcos e lanchas que saem dos passeios de Morro de São Paulo.
Na beira da praia ficam algumas barracas, cerca de cinco estabelecimentos, que oferecem todas as delícias típicas da Bahia e bebidas geladas aos visitantes. Nos cardápios predominam os frutos do mar e uma saborosa comida caseira. Uma dica: experimente um dos pratos típicos a base de frutos do mar e puxe um papo com as pessoas que atendem nas barracas. Uma boa oportunidade para descobrir as curiosidades do povoado e ter contato com a comunidade. O povo de Garapuá é um dos mais hospitaleiros do Arquipélago!

Moqueca de Camarão na Praia de garapuá
 
A Praia de garapuá

Mas além da bela e calma praia, Garapuá oferece outra atração que a tornou bastante conhecida por quem visita Morro de São Paulo.  Em alto mar existem bancos de areia que formam pequenas piscinas naturais com águas transparentes e uma bela vida marinha.
A dica nas piscinas é mergulhar e apreciar os diversos peixinhos coloridos que cercam os visitantes. Portanto, leve seu snorkel e desfrute desta maravilha da natureza. Outra atração nas piscinas de Garapuá é um bar flutuante que fica em pleno mar e serve vários petiscos e bebidas. Quer mais regalia que isto?

 

Leia também:

- Garapuá
- História de Garapuá
- Como chegar em Garapuá
- O que fazer em Garapuá
- Pousadas e Hotéis de Garapuá

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player