Morro de São Paulo > Aprenda sobre Morro > As Praias da ilha
 
 
 
 

Eventos em Morro de São Paulo

 

Morro de São Paulo é uma ótima opção de turismo em qualquer período do ano. Seja na baixa ou alta temporada. Além das atrações naturais: praias, mata nativa, fauna e flora, a ilha reserva outras surpresas. A vida noturna de Morro de São Paulo já é um espetáculo, mas para animar ainda mais os visitantes, em certos períodos do ano a ilha sedia ótimos eventos culturais. Alguns são eventos típicos da ilha, como a festa da padroeira do povoado, Nossa Senhora da Luz. Já outros eventos, como a Ressaca do Carnaval, o Reveillon e o Festival da Primavera reúnem turistas de várias partes do país, da capital, Salvador e de cidades vizinhas. Confira mais sobre estes e outros eventos realizados em Morro de São Paulo.

Festa de Iemanjá
A grande rainha dos mares e das águas, Iemanjá, é também bastante reverenciada em Morro de São Paulo. No dia 02 de fevereiro, dia do orixá, acontecem festas e procissões marítimas. Há mais de 15 anos a comunidade local promove uma festa organizada pelo pai de Santo Beto e em 2011 teve pela primeira vez outra grande festa dedicada á Iemanjá, denominada de “Encontro das Águas”.


Carnaval e Ressaca
O Carnaval em Morro de São Paulo não é tão prestigiado quanto a Ressaca (período após o carnaval). Mas mesmo assim muitos turistas vêem para a ilha ou para descansar nas belas paisagens paradisíacas ou se divertir nas festas promovidas pelas casas noturnas. No povoado da Gamboa, vizinho a Morro de São Paulo, o carnaval já é mais animado e tem até trio elétrico nas ruas animando os foliões. Nos últimos anos, a Prefeitura de Cairu, órgão responsável pelo carnaval da Gamboa, tem contratado artistas conhecidos como a banda de pagode Revelação e a banda baiana Motumbá.
A Ressaca de Morro de São Paulo já é conhecidíssima em todo estado baiano e muitos dos turistas que passam o Carnaval em Salvador, vem curar a ressaca em Morro de São Paulo. Normalmente as casas noturnas realizam festas e todo ano acontece a tradicional festa da Ressaca comandada pelo cantor baiano André Lélis. Se estiver na capital baiana no Carnaval, dê uma esticada até Morro de São Paulo para conferir a Ressaca.


Festas de São João
A cultura nordestina está presente nas festas típicas de São João no mês de junho em Morro de São Paulo. A comunidade local tem verdadeira adoração pelas festas juninas e valoriza bem mais estas festas do que até mesmo as festas de final de ano. As festas juninas tem início a partir do dia 13 de Junho, dia de Santo Antônio, e seguem até o final do mês, no dia 29, dia de São Pedro. Mas o auge das festas juninas é os dias 23 e 24 de junho, data em que é homenageado São João e
A ilha fica toda enfeitada com motivos juninos e a Praça Aureliano Lima serve de palco para a festa, que tem direito a quadrilha, barraquinhas juninas com comidas típicas, bebidas e shows musicais. 


Festival de Primavera
Em sua primeira edição em setembro de 2010, o Festival de Primavera de Morro de São Paulo foi o maior evento musical já realizado na ilha. O evento teve atrações nacionais da música como o cantor Nando Reis, as cantoras Maria Gadú e Vânia Abreu e ainda artistas locais. As apresentações dividiram-se em dois locais da ilha: o palco com as atrações musicais foi montado na Segunda Praia e as atrações culturais do arquipélago, como os grupos folclóricos, se apresentaram na vila. O sucesso foi tão grande que deixou todo mundo, turistas e moradores, com água na boca pela próxima edição, em 2011.


Festa de Nossa Senhora da Luz
A principal festa típica da ilha, acontece em 8 de setembro e homenageia a santa padroeira de Morro de São Paulo, Nossa Senhora da Luz. Geralmente a ilha recebe os moradores das outras ilhas do arquipélago e de cidades vizinhas que vêem prestigiar as comemorações. A Prefeitura costuma promover shows gratuitos na Praça Aureliano Lima e a igreja realiza novena.


Reveillon
Um dos períodos que mais registra movimento de turistas na ilha, o Reveillon costuma ter festas espalhadas por toda a ilha. Nas casas noturnas ou nas praias, turistas e moradores brindam a chegada do próximo ano com muita animação. Quem deseja conhecer como é o Reveillon, é bom se antecipar e fazer a reserva em algum hotel ou pousada, com bastante antecedência, pois os meios de hospedagem da ilha ficam todos lotados.

 

Leia também sobre:

- Morro de São Paulo
- Dicas e Infos
- Como chegar

- Morro de São Paulo de dia
- Morro de São Paulo de noite
- Esportes e Atividades
- História
- Monumentos históricos
- Meio ambiente
- Povoados da região
- Bairros da ilha
- O povo da ilha
- Previsão de tempo e maré
- Hospedagem- Reveillon- Ressaca de Carnaval
- Carnaval
- Restaurantes

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player