Morro de São Paulo > Aprenda sobre Morro > Outras Praias de Morro de São Paulo e região > Porto de Cima, Ponta da Pedra e Prainha do Forte
 
 
 
 

Praia do Porto de Cima, Praia da Ponta da Pedra e Prainha do Forte

 
Além das praias mais conhecidas (Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta Praia), das que ficam próximas a Morro de São Paulo como Garapuá, Pratigi, Gamboa e as praias de Boipeba, há outras praias que também merecem serem visitadas e estão bem próximas da parte central da ilha.
As praias do Porto de Cima, da Ponta da Pedra e a Prainha do Forte. São de fácil acesso, estão em Morro de São Paulo, mas continuam incógnitas por grande parte dos turistas que visitam a ilha.
Estas praias se caracterizam pela tranqüilidade e são pouco freqüentadas e bastante preservadas.
Praia do Porto de Cima, Praia da Ponta da Pedra e Prainha do Forte
 
Praia do Porto de Cima de Morro de São Paulo

Praia do Porto de Cima

A praia do Porto de Cima inicia após o cais de Morro de São Paulo e se estende até o Iate Clube. São cerca de 700 metros de extensão com uma pequena faixa de areia, muitas pedras e águas transparentes.
A praia possui muitos recifes o que resulta em várias piscinas naturais, ideais para mergulhar com snorkel ou simplesmente se refrescar.
A praia do Porto de Cima não conta com grandes estruturas, apenas um restaurante, mas que funciona durante o dia servindo um cardápio variado com pratos e bebidas.

Como a praia tem uma faixa de areia estreita, na maré alta só é possível desfrutar da praia a partir do restaurante que tem um deck alto. Com maré baixa, a vegetação que cerca a praia proporciona sombra em vários pontos da praia e permite aos visitantes desfrutarem de toda a calma que a praia do Porto de Cima oferece.
Para chegar até a praia se a maré estiver baixa pode-se ir andando a partir do cais ou ainda através da Rua da Fonte Grande, que dá acesso a Rua do Porto de Cima e por onde há uma trilha que leva até a praia.
Pedras na Prainha do Porto de Cima Morro de São Paulo
 

Praia da Ponta da Pedra

Um refúgio para quem gosta de paz e muita natureza. A praia da Ponta da Pedra está localizada após a Praia do Porto de Cima e no caminho para a Gamboa. O acesso para esta praia é feito a partir do cais de Morro de São Paulo (percurso de 15 minutos) ou ainda pela Rua do Porto de Cima.
É uma praia pequena, tem apenas 800 metros de extensão e é envolta por uma densa vegetação.

Praia da ilha de Boipeba

Praia da ilha de Boipeba

A estreita faixa de areia aparece somente na maré baixa e também existem muitos recifes e piscinas naturais. Não há barracas nem pousadas nesta praia, somente poucas casas de moradores e o Iate Clube, que está desativado.
O Iate serve como atracadouro para os aventureiros que vem com suas embarcações para Morro de São Paulo e para as crianças que fazem da ponte um trampolim para saltar em suas águas claras.

Prainha do Forte

A maioria dos turistas que visitam Morro de São Paulo não nota a existência da Prainha do Forte. Esta pequena praia surge apenas na maré baixa e é formada por muitas pedras e piscinas naturais de águas transparentes.
A Prainha do Forte, como é chamada pelos moradores de Morro de São Paulo, fica após as ruínas da Fortaleza.

Vista de Cima para prainha do forte de morro de São Paulo
Praia do Forte Morro de São Paulo

O acesso para a praia é pela vila, após a rampa do cais e seguindo no caminho para o Forte até o final das ruínas.
Geralmente a praia é freqüentada pelos moradores e não possui nenhuma estrutura.
Além das piscinas naturais, a grande atração da Prainha do Forte é o ponto de mergulho que fica no local. Quem mergulha nos recifes do Forte avista uma bela fauna marinha.

 

Conheca a seguir também as praias:


1. Praia da Gamboa do Morro
2. Praia da Ponta do Curral
3. Praia de Garapuá
4. Praia de Pratigi

5. Praias de Boipeba

Leia também sobre:

- Morro de São Paulo
- Dicas e Infos
- Como chegar

- Praias de Morro de São Paulo
- Morro de São Paulo de dia
- Morro de São Paulo de noite
- Esportes e Atividades
- História
- Monumentos históricos
- Meio ambiente
- Povoados da região
- Bairros da ilha
- O povo da ilha
- Previsão de tempo e maré
- Hospedagem- Reveillon- Ressaca de Carnaval
- Carnaval
- Restaurantes

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player