A ilha vizinha de Morro de São Paulo, Boipeba, também reserva muitas surpresas. É em Boipeba que estão algumas das mais belas praias do litoral baiano como as praias de Moreré e Cueira. Além destas há outros tesouros de rara beleza como as praias de Ponta dos CastelhanosCova da OnçaBainemaTassimirimOuteiro e Boca da Barra. Emolduradas pela Mata Atlântica, as praias de Boipeba apresentam um mar calmo de águas cristalinas, areia branquinha e recifes que cercam toda a costa do litoral de Boipeba e formam lindas piscinas naturais. Toda esta diversidade natural de Boipeba fez com que em 1992 a ilha fosse considerada Área de Proteção Ambiental (APA).

Os moradores se esforçam para que este paraíso natural permaneça preservado. Com visual paradisíaco, a maioria destas praias oferece muita tranqüilidade e algumas uma boa estrutura turística. Algumas são pouco frequentadas e bastante primitivas como as praias da Ponta dos Castelhanos e Cova da Onça, onde a natureza não mediu esforços. Já na Boca da Barra o turista encontrará uma boa oferta de pousadas e barracas de praia. Veja um pouquinho sobre cada uma destas lindas praias e depois presencie pessoalmente estas maravilhas.

Boca da Barra – a praia de Boipeba que apresenta mais infraestrutura com barracas na beira da praia e algumas pousadas. É a praia da Boca da Barra que mais recebe os turistas provenientes dos passeios de Morro de São Paulo. É também a praia mais próxima do povoado de Velha Boipeba, um dos povoados de Boipeba e o que concentra a maior parte do comércio, pousadas e restaurantes.
Tassimirim – A praia de Tassimirim fica localizada após a Boca da Barra e também conta com algumas pousadas em sua extensão. Sua faixa de areia é larga e o mar calmo. Ótima para tomar banho e usufruir de sua tranqüilidade.

Outeiro – Está na continuação de Tassimirim e também possui poucas pousadas na beira da praia. Suas águas são calmas e ótimas para tomar refrescantes banhos.
Moreré – Moreré é a praia mais famosa de Boipeba. O motivo? Está estampado no cenário formado por um mar azul, areia clarinha com coqueiros em volta. Em algumas partes da praia os recifes formam piscinas naturais.

Bainema- Além do coqueiro gêmeo (com duas copas em formato de estilingue) a praia de Bainema tem como atração uma paisagem cercada por coqueiros e outras árvores frutíferas e uma grande faixa de areia grossa. Está situada após a praia de Moreré e apresenta boas ondas para a prática do surf.
Cueira –
 Além do Seu Guido (um pescador que vende lagostas numa barraquinha improvisada na beira da praia), a praia de Cueira tem como atração o belo cenário envolvido por coqueiros. Cueira fica após Tassimirim e é separada desta por uma grande barreira de corais. O mar também apresenta boas ondas para o surf.

Cova da Onça- Apesar de suas águas terem uma tonalidade escura, devido o encontro do Rio dos Patos com o mar, esta praia com nome assustador de Cova da Onça, não assusta ninguém e sim, apaixona. Praticamente deserta está numa área de manguezal e é perfeita para relaxar e apreciar a fauna e flora da região de Boipeba.  O nome de Cova da Onça foi dado pela praia abrigar antigamente uma gruta que servia como esconderijo para os jesuítas que fugiam dos índios que habitavam o local. Próximo a praia está outro povoado de Boipeba, o povoado de São Sebastião.

Ponta dos Castelhanos – A praia mais deserta e primitiva de Boipeba, a Ponta dos Castelhanos impressiona pela beleza do visual. Com uma areia branca e fina está cercada por uma vegetação densa e totalmente preservada. Fica localizada na ponta sul/oeste da ilha e para chegar até este pedacinho do paraíso o acesso é caminhando na maré baixa através de Cova da Onça. Não tem nada de estrutura turística, mas oferece muita beleza e tranqüilidade. O nome da praia foi dado devido no local ter ocorrido o naufrágio de um navio espanhol, o Madre Dios. Por isto também, a praia da Ponta dos Castelhanos é o point preferido dos mergulhados que buscam em suas águas os restos deste navio.