Morro de São Paulo > Aprenda sobre Morro> Meio ambiente > Clima > Temperatura, Ventos, Umidade e Brilho Solar na ilha
 
 
 
 

A Temperatura de Morro de São Paulo

 

Em relação a região da APA do Arquipélago Tinharé, no Morro de São Paulo ocorre maior uniformidade de temperatura e umidade relativa, nuvens mais freqüentes e maior velocidade dos ventos. A média anual de temperatura é de 24,6º C, enquanto as medias mensais variam de 26ºC (março) a 22,9ºC (julho). As médias máximas registradas giram em torno dos 31,2ºC (dezembro) e a mínima em torno de 19,4º C (agosto).



Veja aqui: Previsão de tempo e maré

Temperatura Anual de Morro de São paulo
 

Os Ventos

Diagrama de ventos em Morro de São Paulo

Os ventos na região de Morro de São Paulo deslocam-se regularmente de este (E) a sudoeste (SE), com velocidade media de 2,9m/s.
A insolação local (horas de brilho do sol) é abundante, com aproximadamente 2.000 horas / ano, cuja característica diária é de 5,6 horas.

 

Precipitação pluviométrica:

Morro de São Paulo encontra-se inserida na zona mais úmida do Litoral Sul do Estado. As chuvas são abundantes em todos os meses, com totais anuais superiores a 1.700mm, ocorrendo em media 150 a 200 dias / ano distribuídos principalmente entre os meses de março a agosto, podendo em cada um desses meses caírem aproximadamente 8% a 15% da precipitação total anual.

Escala de dias chuvosos em Morro de São Paulo

De dezembro a fevereiro predomina o tempo seco variável, podendo ocorrer, em cada um desses meses, de 5% a 8% da precipitação anual. Não ocorrem propriamente meses secos, com menos de 5% do total pluviométrico anual, ou então ocorrem períodos secos curtos, com cerca de um mês de duração (geralmente setembro e outubro, ou dezembro e janeiro). As informações abaixo resumem os dados pluviométricos.

Duração do tempo seco:

  • Praticamente na área de Morro de São Paulo não existe caracterizado um período seco típico, ou então, o mesmo é bastante curto, não ocorrendo menos de 5% do total pluviométrico anual por período superior a trinta dias.

Duração do tempo chuvoso:

  • Corresponde ao oposto do tempo seco, sendo definido como aquele em que ocorre mais de 11,5% da precipitação pluviométrica total anual, em geral ocorre em um ou dois meses tipicamente chuvosos no Morro de São Paulo.

Numero de dias chuvosos ao ano:

  • Ocorre um media generalizada de mais de 150 dias chuvosos no ano em morro de São Paulo, podendo este numero ser menor na porção oeste (W). Nota-se que, geralmente nos meses considerados chuvosos, verifica-se os dias com precipitação máxima em 24h.

Intensidade das chuvas:

  • O período correspondente as máximas precipitações relaciona-se com os meses que vão de março a agosto, com aproximadamente 150mm a 200mm de chuva / 24h.

Variação da precipitação total anual:

  • A precipitação total anual na área de Morro de São Paulo varia de quatro até 43%, superior ou inferior à precipitação media anual considerada como “normal”.

Classificação pluvial características:

  • A área, das ilhas de Tinharé e Boipeba constitui-se segundo estudos realizados pela CEPLAC em 1975, como a menor bacia pluvial cartografada no contexto da Região Sul do Estado da Bahia, e que apresenta as seguintes características:

    • Precipitação pluviométrica superior a 1.700mm;

    • Precipitação pluviométrica nos anos secos variando de 1.400mm a 1.600mm;

    • Precipitação pluviométrica nos anos úmidos superior a 1.900mm;

 

 

Umidade relativa do ar:

Umidade relativa do ar de Morro de São Paulo

Por se tratar de uma área inserida na zona litorânea, a umidade relativa media gira entre 80% a 90%, penetrando até cerca de 100km para o interior do continente.

A umidade em todos os dias do ano se aproxima da saturação após o por do sol entre 19:00 e 20:00h, permanecendo com estas características ate as primeiras horas da manhã,
sendo por volta das 6:00 a 7:00h.

 

 

Brilho solar:

De acordo com os registros disponíveis, obtidos através de pesquisas realizadas pela CEPLAC, a insolação media anual na área de Morro de São Paulo varia entre 700 e 1.700 horas.

De maneira geral o mês de janeiro é um dos que apresenta maior numero de horas de sol e os meses de julho e novembro são os que apresentam menor duração de brilho solar.

Teoricamente, os meses de abril a junho (meados do outono a meados do inverno), apresentam menor insolação, os de outubro a março (meados da primavera e inicio do outono), a maior insolação e os demais meses, valores intermediários.

 


Continua lendo sobre o Clima de Morro de São Paulo:

Temperatura - Ventos - Precipitação pluviométrica - Umidade relativa do ar - Brilho solar

 

Leia a seguir sobre:

Meio ambiente | Aspectos climatológicos | Solo de Morro de São Paulo

 

Leia também sobre:

- Morro de São Paulo
- Dicas e Infos
- Como chegar
- Praias de Morro de São Paulo
- Outras Praias de Morro de São Paulo
- Morro de São Paulo de dia
- Morro de São Paulo de noite
- Esportes e Atividades
- História
- Monumentos históricos
- Povoados da região
- Bairros da ilha
- O povo da ilha
- Previsão de tempo e maré
- Hospedagem
- Reveillon
- Ressaca de Carnaval
- Carnaval
- Restaurantes