A Primeira Praia de Morro de São Paulo é a menor em sua extensão, com apenas 315 metros. Não é a praia mais freqüentada por turistas e sim por moradores e surfistas. Suas águas proporcionam um maravilhoso banho de mar e uma vista privilegiada onde a esquerda avista-se o morro e o Farol, enquanto a direita está a Ilha da Saudade situada no final da Segunda Praia e dona de um dos mais belos cartões postais da ilha.
Para os aventureiros que gostam de esportes é o point. Além de ser a única praia da ilha que tem ondas para os surfistas, também é um excelente local para mergulho com cilindro, é aqui que acontecem os batismos dos mergulhadores, kitesurf, banana boat, esqui aquático, wakebord, caiaque e a tiroleza que liga o Farol de Morro de São Paulo ao final da Primeira Praia, sendo a maior Tirolesa do Brasil com 350 metros de extensão e 70 metros de altura.
Nela apareceram as primeiras casas de veranistas, muitas delas atualmente são Pousadas com grande flúxo, e as que ainda existem, são alugadas durante o verão para os turistas. Há apenas algumas na beira mar onde se pode saborear deliciosos petiscos de frutos do mar e pratos típicos da região e da Bahia.
A maior parte dos hotéis e pousadas, restaurantes, lojas, agências de turismo, farmácia, lanchonetes e confeitaria estão distribuídas entre as praias e o centrinho, chamado de vila, na Rua da Prainha de Morro de São Paulo. Alguns turistas optam pela Primeira Praia por sua localização, estando situada bem próxima ao centro.