Passeio Volta à Ilha – Tinharé e Boipeba

praia de morere ilha de boipeba

O passeio “Volta a Ilha de Tinharé” é o mais requisitado e conhecido passeio de Morro de São Paulo e não pode ficar de fora do roteiro durante sua viagem a Morro de São Paulo. É um verdadeiro tour pelas ilhas de Tinharé e dá aos turistas uma visão ampla do Arquipélago, além de proporcionar ótimos momentos de relaxamento e diversão pelas belas praias e pontos turísticos de Morro de São Paulo e Ilha de Boipeba.

Itinerário

O “Volta a Ilha” sai do ponto de embarque localizado na Terceira Praia de Morro de São Paulo. A saída é por volta das 9h30min, podendo haver alguns minutos de atrasos no embarque, e retornando aproximadamente às 17h. O passeio dura em média oito horas e é realizado em lanchas de fibra e flex boat.
piscinas naturais no passeio volta a ilha Ao total são cinco paradas, podendo ter quatro dependendo da maré do dia, ou seja, se a maré não estiver boa para parar nas duas piscinas naturais é feita somente uma parada. O ideal é que a maré seja baixa para vistação das duas piscinas naturais. As paradas nas piscinas de Garapuá (praia vizinha à Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé) e piscinas de Moreré (Ilha de Boipeba) demoram em média 50 minutos em cada uma. Se as piscinas estiverem com boa visibilidade para o mergulho podem demorar um pouco mais. É indescritível a sensação de estar nas piscinas naturais no alto mar de Garapuá ou Moreré. Ambas apresentam águas cristalinas e uma grande quantidade de peixes coloridos. Um snorkel e máscara para mergulhar são indispensáveis neste momento, e você pode alugar na hora do embarque. Nas piscinas de Garapuá e de Moreré, há um bar flutuante em alto mar que serve os turistas com bebidas e petiscos.
Após as piscinas naturais de Garapuá e Moreré, o passeio “Volta a Ilha” prossegue parando na Ilha de Boipeba, na praia de Cueira ou na Boca da Barra, no povoado de Boipeba. A praia da Cueira recebe os visitantes com um cenário paradisíaco: um imenso coqueiral que envolve um mar azul e uma areia clara. Mas não é somente a natureza a grande atração da parada em Cueira ou Boipeba. Tanto na Praia da Cueira como na Praia da Boca da Barra, tem barracas na praia para petiscar e almoçar. Na beira da praia estão as barracas rústicas de praia, que dão aquele ar pitoresco dos filmes e novelas, além do pioneiro Sr. Guido e demais pescadores locais, preparando as incríveis lagostas na praia. Vale à pena experimentar as lagostas, moquecas, peixe frito, outros frutos do mar.
Quem desejar poderá fazer o percurso da Praia da Cueira até a Boca da Barra pela praia, com a maré baixa, através de uma trilha no meio da mata e que passa pela praia de Tassimirim. A caminhada poderá ter a companhia de guias (você pode contratar se preferir) que ficam na praia e o tempo é em média de 20 minutos.
Por volta das 14h30 o passeio continua pelo Rio do Inferno rumo ao bar flutuante (degustando ostras cruas ou grelhadas e caranguejos, retirados na hora do criatório), no povoado de Canavieira, no meio do rio de águas escuras e límpidas, devido aos manguezais localizados em toda a volta do rio, em média 30 minutos a parada com direto a banho de rio. Finalizando a última parada na Ilha Cairú, a sede administrativa do arquipélago. Em Cairú é feita uma visita ao Convento de Santo Antônio um rico patrimônio histórico do tempo da colonização do país, tempo em média de 30minutos para o passeio na Ilha de Cairú.
Saindo da Ilha de Cairú retornamos para Morro de São Paulo, ainda pelo Rio do Inferno, com uma maravilhosa vista do pôr-do-sol. Um passeio que faz a volta na ilha, que tem um lado pelo mar e do outro rio, fantástico!

Horário de saída: 09:30
Horário de retorno: 
17:00
Duração do passeio: Aproximadamente 8 horas
Valor: R$ 180,00
Não incluso: refeições e bebidas
Veículo: Lancha
Fretamento Particular: solicitar orçamento

Porque fazer: É o passeio mais conhecido do arquipélago e completo, proporciona ótimos momentos nas piscinas naturais e nas praias mais lindas de Boipeba.

O que levar: Óculos de sol, protetor solar, boné, câmera fotográfica, um agasalho para o retorno (pois pode ventar um pouco), dinheiro para o almoço e outras despesas extras e muita disposição para se divertir nas mais lindas paisagens de Tinharé!

    piscinas naturais em morro de sao paulo