A localização privilegiada de Boipeba em meio a uma natureza exuberante com morros cobertos pela Mata Atlântica, manguezais e praias selvagens permite aos visitantes desfrutar de várias atividades. Boipeba possui uma fauna e flora diversificada com destaque na flora para vegetações como landirana, jataipeba, mucugês, camaçaris, oiticicas, saraibas, massarandubas e louro. Na fauna terrestre existem tatus, raposas e lontras e na fauna marinha há peixes, moluscos, ouriços, estrelas e outros. Com toda esta diversidade natural Boipeba proporciona caminhadas pelas matas, passeios de canoas pelo mangue e muita diversão em suas praias paradisíacas.
Nas marés baixas as piscinas naturais são as grandes atrações e recebem diariamente a visita de dezenas de turistas que fazem o passeio “Volta a Ilha” e saem de Morro de São Paulo. As piscinas mais visitadas são as de Moreré e Garapuá (em Morro de São Paulo) e suas águas cristalinas garantem a diversão dos visitantes que mergulham para apreciar a bela fauna marinha. Além das piscinas naturais de Moreré há outras dicas de passeio de barco para as praias de Boipeba como para as desertas Ponta dos Castelhanos e Cova da Onça. Existem também passeios de canoa pelo Rio do Inferno em meio ao mangue e onde pode-se observar a rica flora e fauna da região. Pelas areias claras das praias de Boipeba o visitante pode cavalgar, caminhar ou simplesmente apreciar as belas paisagens.
Para quem gosta de se exercitar há alternativas de caminhadas entre as praias como uma que sai da Praia de Cueira até Tassimirim ou ainda uma caminhada a partir da Boca da Barra até Cova da Onça. Esta caminhada pode ser feita a pé ou a cavalo, sendo recomendável que todos os passeios distantes devem ser feitos de preferência com um guia local. Para quem gosta de mergulhar a dica é visitar a Ponta dos Castelhanos, onde se encontram restos do navio Espanhol Madre de Diós. Na Boca da Barra há uma operadora de mergulho que possui equipamentos disponíveis para aluguel ou venda e profissionais para orientá-lo.
Outra dica imperdível em Boipeba é caminhar pelo povoado de Velha Boipeba e visitar o “Museu do Osso”, onde o anfitrião Seu Tavinho, irá recepcioná-lo. Seu Tavinho é um morador ilustre de Boipeba e uma figura cativante. Guarda em sua própria casa vários objetos que retirou do mar durante anos. Além de conhecer Seu Tavinho, chamado também de Cabeleira (devido o cabelo excêntrico) você pode levar uma bela recordação de Boipeba em forma de conchinhas do mar. Ainda pelas ruas do povoado de Velha Boipeba outra dica é a Biblioteca “Edite dá Vida”, situada na Rua das Pedras. Uma excelente alternativa para quem deseja pegar um livro para ler durante as férias.