A Quarta Praia é a maior praia de Morro de São Paulo, com 8 quilômetros de extensão. Predominando a natureza com longos coqueirais, mangues e a mata atlântica, areia clara e águas calmíssimas onde com facilidade se podem ver os peixes nas piscinas naturais, quando a maré está baixa.
Considerada uma praia tranqüila com pouca infra-estrutura na Quarta Praia encontramos alguns hotéis, pousadas e eco resorts que oferecem tudo que os hóspedes necessitam, com restaurantes, piscinas, bangalôs e suítes de luxo. Esta praia é para aqueles que gostam de tranqüilidade, o acesso para a vila são os hotéis que oferecem com seus transportes, que carregam até o receptivo (embarque e desembarque) na rua paralela a Segunda Praia. Existe ainda uma pista de pouso, a empresa de taxi aéreo Aerostar que também tem seu meio de condução para levar os clientes que irão hospedar-se próximos ao centro de Morro de São Paulo.
Mesmo no verão ou em feriados prolongados não encontramos muita gente neste paraíso pouco tocado pelo homem, Morro de São Paulo. Com menos de 10 minutos de distância caminhando da Segunda Praia, esta praia é pouco badalada. Em seus primeiros metros de extensão existem restaurantes que oferecem conforto para os visitantes e deliciosos pratos para serem saboreados. Este local é indicado para aqueles que viajam com crianças pequenas, pois as águas são claras e calmíssimas, desta forma com as piscinas naturais as crianças podem sentar e dar comida aos peixes que podem ser facilmente vistos.
Na história desta praia, antes de Morro de São Paulo ser descoberto pelo turismo, o que havia era apenas uma grande área praticamente deserta onde se encontrava apenas poucos nativos andarilhos moradores dos arredores e trabalhadores da cultivação de côco. Pousadas ou hotéis de luxo não havia na época em Morro de São Paulo.