Passeio de Observação de Baleias Jubarte
Durante o período de reprodução e cria as baleias da espécie Jubarte procuram as regiões tropicais para acasalar e dar a luz aos filhotes. Por este motivo todo ano estas baleias migram da Antártida (Pólo Sul) rumo às águas quentes e tranquilas do litoral brasileiro, permanecendo no Brasil entre os meses de julho a outubro.
Na Bahia o principal local de reprodução da espécie é a região de Abrolhos, no litoral sul. Mas existem também outros lugares no estado onde é possível avistar as Jubarte e se maravilhar com o espetáculo que esta espécie propícia. Na Praia do Forte e em Morro de São Paulo há passeios de Turismo de Observação, ou seja, o chamado “whale watching”. Nestes locais é possível embarcar em expedições para observar as Baleias Jubarte.
Como são feitos os passeios?
Os passeios contam com a parceria do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), órgão que monitora a espécie no Brasil. Durante os passeios que normalmente são feitos em embarcações do tipo lancha Flex Boat, há a companhia de um biólogo do Instituto que acompanha as saídas para colher dados científicos sobre a biologia e o comportamento da espécie. Mesmo para quem já está acostumado com a presença das Jubarte, avistar uma baleia é sem dúvida uma experiência emocionante e os turistas que conseguem vê-las mesmo que por poucos segundos, jamais esquecem. Além de belas fotografias, os turistas levam gravados para sempre as recordações destes gigantescos animais que ficam lado a lado (numa distância permitida de no mínimo 50 metros).
Precauções a serem tomadas
Mas para que esta inesquecível experiência de avistar as Jubarte possa ser desfrutada por muitos turistas e por um tempo indeterminado, é preciso que alguns procedimentos sejam cumpridos. Por isto, o Instituto estabelece normas para prevenir e coibir o molestamento da espécie. A baleia da espécie Jubarte, cujo nome científico é Megaptera Novaeangliae, possui um temperamento dócil e costuma oferecer um verdadeiro espetáculo devido suas acrobacias e saltos. Esta espécie também tem uma característica que a diferencia das demais espécies das baleias, que se trata do desenvolvido sistema de vocalização.
As Jubarte emitem uma mágica sinfonia dentro da água. Essas baleias chegam a medir até 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas, sendo que as fêmeas são maiores que os machos. Suas nadadeiras peitorais medem 1/3 do comprimento total do corpo. As baleias alimentam-se somente no período em que estão na Antártida e a alimentação consiste basicamente numa espécie de camarão, o krill (Euphausia). Esta alimentação a faz constituir uma camada de gordura que serve de reserva energética a beneficiando durante o tempo em que estão longe do continente Antártico. Já os filhotes tem uma gestação de aproximadamente 11 meses e ao nascer já mede aproximadamente 4 metros de comprimento, pesa cerca de 800 a 1000 Kg e pode mamar até 200 litros de leite por dia. Uma Jubarte ao sentir-se ameaçada, poderá atingir uma velocidade de até 27 km/h.
As Baleias Jubarte estão na lista ofícial de espécies ameaçadas de extinção do IBAMA e de acordo com o Instituto Baleia Jubarte, a população das Jubarte está estimada atualmente em cerca de 25 mil baleias espalhadas por todos os oceanos. Todos os anos acontece encalhe de baleias Jubarte no litoral brasileiro.
De acordo com os biólogos e veterinários do Instituto, muitos fatores podem ter provocado o aumento dos encalhes. Dentre estes estão o surgimento de alguma bactéria, provocando doenças nas Jubarte; a diminuição de alimentos no Continente da Antártica, devido o aquecimento global ou ainda o aumento do número de nascimentos da espécie. Apesar desta lamentável estatística a espécie continuará seu ciclo natural de vida e todos os anos de julho a outubro, continuará dividindo conosco e com os turistas que por aqui estiverem nas praias da Bahia o seu maravilhoso espetáculo.
Horário de saída: 09h30min
Horário de retorno: 13h00min
Duração do passeio: Aproximadamente 4 horas
Valor: R$ 208,00 por passageiro
Não incluso: refeições e bebidas.
Veículo: Lancha Flex Boat.
Fretamento Particular: solicitar orçamento
Porque fazer: Apreciar um dos maiores mamíferos do planeta é sem dúvida inesquecível.
O que levar: Óculos de sol, protetor solar, boné, câmera fotográfica.