Morro de São Paulo > Aprenda sobre Morro > Os Bairros da ilha
 
 
 
 

Os Bairros da ilha

 

Os turistas que visitam Morro de São Paulo e conhecem apenas as belas praias da ilha e as ruas localizadas na parte central, não tem noção de que existem outras áreas e ruas pouco exploradas no mais famoso destino turístico da Costa do Dendê.  Além das paisagens naturais e dos atrativos de lazer, Morro de São Paulo guarda outros segredos que para a maioria dos visitantes ficam incógnitos. De um pequeno povoado de pescadores com ruas estreitas de areia e poucas casas, Morro de São Paulo passou por uma grande mudança com o surgimento do turismo e aos poucos foi crescendo, expandindo seus limites por paisagens e caminhos antes desabitados, devido à chegada de novas famílias que foram se estabelecendo no local.
As primeiras áreas a serem povoadas em Morro de São Paulo foram as praias e a vila (centro). As poucas ruas se desmembraram da vila e das praias, à medida que Morro de São Paulo começa a ser explorado pelo turismo e expandem-se em busca de maiores espaços. Das praias e da vila, os novos moradores passaram a habitar outros pontos da ilha e a partir daí surgiram outros bairros em Morro de São Paulo. Algumas áreas foram crescendo desordenadamente, outras de forma mais planejada.
Além das praias e da vila, Morro de São Paulo passou a ser também habitado em outras regiões e suas ruas estreitas e becos ganharam nomes e assim foram surgindo outros bairros. Alguns se localizam próximos a parte central como as ruas da Fonte Grande e do Porto de Cima e outros em áreas mais afastadas como as localidades da Mangaba, Zimbo, Lagoa e Vila Nossa Senhora da Luz. Para entender melhor quais são os bairros e suas principais ruas, leia um pouquinho sobre cada um destes e saiba que além de uma rica natureza e atrações turísticas, Morro de São Paulo também conta com outros tesouros que valem a pena ser descobertos.

Depois de ler sobre todas estas características dos Bairros da ilha, se você ficar com curiosidade em conhecer algumas destas ruas e caminhos poucos explorados turisticamente, visite-os em sua viagem a ilha. Vale a pena conhecer alguns destes primitivos e novos caminhos, percorrer suas pacatas ruas cheias de atrativos naturais que ainda se encontram quase inexploradas. Andar e se demorar apreciando as peculiaridades de algumas das ruas de Morro de São Paulo, que são pouco visitadas pelos turistas, é como voltar ao passado na época em que o destino era ainda aquele antigo vilarejo de pescadores e ainda tinha ar bucólico e pitoresco.

 

Centro de Morro de São Paulo

O que chamamos de parte central em Morro de São Paulo subdivide-se em poucas ruas. Basicamente cinco ruas além da famosa vila, onde ficam as praças Aureliano Lima e a Amendoeira. Na parte do centro de Morro de São Paulo estão as ruas Caminho do Farol, a movimentada Caminho da Praia, a Biquinha, Fonte Grande e próximo a esta a rua do Porto de Cima. Pode-se dizer que estas ruas ficam localizadas na parte central da ilha. Além dessas ruas há a vila (coração do centro), que engloba as praças Aureliano Lima, a Amendoeira e a rua mais famosa e movimentada de Morro de São Paulo, a Caminho da Praia.
Espalhadas pelas praças da vila ficam algumas pousadas, restaurantes e a feirinha de artesanato com suas charmosas barraquinhas.

O Centro - A Vila de morro de São Paulo
O casarão na Vila de Morro de São paulo

À noite toda iluminada, a vila é uma das grandes atrações de Morro de São Paulo e uma visita a vila é fundamental para conferir o burburinho da ilha.
Ainda vale destacar na vila o famoso pastel do Foom, um argentino que vende deliciosos pastéis artesanais numa barraquinha sob a animação de uma animada batucada e um dos Monumentos históricos, o Casarão. Hoje transformado em pousada, o Casarão é uma das mais antigas construções de Morro de São Paulo, construída em 1608 e referência cultural. O antigo sobrado já hospedou D. Pedro II e a Marquesa de Santos, na visita à ilha em 1859. Hoje é uma pousada que abriga também um restaurante (à noite) e preserva detalhes originais do prédio colonial como os pisos de alguns cômodos e portas. Jantar no restaurante e desfrutar do movimento da vila é uma dica imperdível em Morro de São Paulo.

A primeira rua a despontar na vila é a Caminho do Farol (em frente à Igreja Nossa Senhora da Luz). Com sua bela e frontosa amendoeira, a rua é pequena e se estende até o início da trilha que leva ao Farol de Morro de São Paulo. Nesta parte ficam o Posto de Saúde, pousadas e algumas residências.

Logo após a praça Aureliano Lima inicia a rua que pode ser chamada de “termômetro” de Morro de São Paulo. A Rua Caminho da Praia, a principal rua da ilha onde se houver fluxo de turistas é porque tem um bom movimento na ilha. Nesta rua fica a maior parte do comércio com lojas, farmácia, supermercado, restaurantes, agências de turismo e outros serviços como a delegacia de polícia e posto telefônico.

O centro de Morro de São Paulo
Bairro da Biquinha de morro de São Paulo

Para o lado contrário da Rua Caminho da Praia estão outras ruas onde também se concentram um pequeno comércio, pousadas e ainda algumas casas de moradores. São as ruas da Biquinha, da Fonte Grande e Porto de Cima. A Biquinha, cujo acesso pode ser feito através da Fonte Grande ou ainda pela Rua da Prainha (Primeira Praia) tem entre estas duas extremidades uma extensão de cerca de 350 metros. Pouco usada pelos turistas a não ser por aqueles que estão hospedados nas pousadas que ficam no local, a Biquinha possui na maior parte de sua extensão residências e até hoje abriga uma antiga fonte que lhe deu o nome.

Na Rua da Fonte Grande a atração como o nome sugere é a Fonte, que já foi considerada na época de sua construção em 1746, o maior sistema de abastecimento de água e servia para abastecer a guarda da Fortaleza. Tamanha era sua importância que o imperador Dom Pedro II e a Marquesa de Santos, na ocasião de sua visita a Morro de São Paulo, tomaram um banho nas águas da Fonte. Hoje esta rua que abriga este monumento que ajuda a contar parte da história de Morro de São Paulo, sedia também pousadas, casas e comércio em geral. É uma rua que apresenta um grande fluxo, porém, em sua maioria por moradores. No final da Rua da Fonte Grande, após a popular padaria do “Seu Bonzinho”, a mais antiga padaria da ilha, está a Rua do Porto de Cima.  Esta rua é caminho para a praia do Porto de Cima e tem como principal característica a tranquilidade e uma bela natureza formada por árvores e mata nativa que cercam as poucas pousadas e casas localizadas na rua.

A praia do bairro de Porto de Cima em mrro de São Paulo

Bairro da Lagoa de Morro de São Paulo

 Ainda para este lado residencial de Morro de São Paulo estão outros bairros e ruas da ilha: a Lagoa, a Mangaba e a Vila Nossa Senhora da Luz.
A Lagoa
, na verdade é apenas uma rua situada logo após a escada da Mangaba. Uma rua estreita habitada somente por nativos e moradores que ganhou esta denominação devido a lagoa que existia próxima. Hoje a lagoa ainda sobrevive, apesar do progresso em volta, porém, bem diferente e menor que antes. O local ganhou há pouco tempo uma praça e pavimentação que fazem parte dos projetos de requalificação urbana de Morro de São Paulo.

Vila Nossa Senhora da Luz

Seguindo em direção a Lagoa, num entroncamento está o acesso a um dos bairros mais populosos de Morro de São Paulo, a Vila Nossa Senhora da Luz ou como é chamada pelos moradores da ilha, o “Buraco do Cachorro”. Esta estranha denominação de acordo com os antigos moradores surgiu devido no local existir um grande buraco. A Vila Nossa Senhora da Luz junto é um dos maiores Bairros da ilha e é povoado basicamente por nativos e moradores. Seu surgimento se deu no fim da década de 80 através de uma invasão. Inicialmente as terras que hoje fazem parte do bairro pertenciam a um antigo morador da Gamboa (povoado próximo a Morro de São Paulo), e rapidamente foram sendo invadidas por pessoas que chegavam à ilha para morar.

Bairro nossa Senhora da Luz de Morro de São Paulo
Buraco do Cachorro em Morro de São Paulo

Aos poucos a Prefeitura foi remodelando a vila e também dentro do projeto de requalificação urbana, foram feitas grandes mudanças nas ruas da vila como pavimentação, implantação de rede de esgotos e melhorias na rede de energia elétrica. Por ser habitada apenas por moradores e por não ficar próximo à entrada ou da parte central de Morro de São Paulo, a Vila Nossa Senhora da Luz não é freqüentada por turistas. Com exceção daqueles que utilizam um acesso por dentro da vila que conduz à Fonte do Céu, uma pequena e antiga cascata que antigamente chamava a atenção dos visitantes da ilha.

 

Bairro da Mangaba

Ainda para este mesmo lado de Morro de São Paulo, porém, antes da Lagoa e da Vila Nossa Senhora da Luz, fica o bairro da Mangaba. Situado no alto de um grande morro, a Mangaba, como é conhecida, tem praticamente dois acessos: o mais conhecido é o feito pela Rua da Fonte Grande através da escadaria com 188 degraus e o outro é através do “pico da Segunda Praia”, outra grande escadaria que fica localizada próxima a Segunda Praia, esta por sua vez bem menos freqüentada e com pouca circulação de pessoas. Por qualquer uma das escadas para chegar até a Mangaba é preciso “ter pernas”, como os moradores costumam dizer. Mas saiba que todo este esforço será recompensado. Do fim da escada que parte da Segunda Praia se tem uma visão privilegiada das praias de Morro de São Paulo: um imenso coqueiral, areia branca e a imensidão do mar azul.

Mangaba em Morro de São Paulo
anfiteatro na mangaba do morro

Vale à pena conferir! O bairro da Mangaba é também outro bairro residencial da ilha que conserva grandes áreas verdes preservadas com várias árvores frutíferas, com destaque para a mangaba, razão pela qual a localidade é chamada assim. Com muitas casas e um modesto comércio (apenas dois ou três mercadinhos) a Mangaba é um ótimo local para morar, claro, para quem não se importa em fazer um pouquinho de esforço físico.


É uma região bem sossegada e muitas famílias antigas de Morro de São Paulo residem no bairro, tendo inclusive uma associação de moradores, a AMMA (Associação de Moradores da Mangaba).

Logo após a escada principal da Mangaba fica um espaço de lazer para os moradores do bairro, um pequeno anfiteatro batizado de “Manoel Libório”, em homenagem a um antigo morador do bairro, hoje já falecido.

É na Mangaba que está localizado também outra atração turística de Morro de São Paulo, o Teatro do Morro, onde todas as quartas-feiras acontecem festas para turistas e moradores.

 

Praias de Morro de São Paulo

As praias de Morro de São Paulo também possuem ruas e caminhos residenciais, sendo que alguns passam despercebidos pelos turistas. Paralela a Primeira Praia fica a Rua da Prainha, um trecho de aproximadamente 250 metros de extensão com várias pousadas e outros serviços turísticos como restaurantes, agências e lojas. Como serve de caminho para as praias, esta rua é bastante movimentada. A Segunda e a Terceira Praia também possuem ruas e becos paralelos às praias, com moradias e pequenas pousadas. Já na Quarta e Quinta Praia existem poucas casas de moradores, mas no caminho para estas praias fica outro grande e populoso bairro de Morro de São Paulo, o Zimbo.

Os bairros das praias de Morro de São Paulo
 

Bairro do Zimbo

O bairro do Zimbo de morro de São Paulo

O acesso ao Zimbo é feito através da estrada paralela a Segunda Praia (receptivo) ou pela beira da Quarta Praia. O percurso andando até o Zimbo leva em média 40 minutos ou ainda de carro ou táxis que ficam no Receptivo o tempo é de 10 minutos. O bairro do Zimbo passou a ser povoado por volta do final dos anos 90, segundo os moradores mais antigos. O Zimbo se estruturou fisicamente com a expansão do turismo em Morro de São Paulo e hoje, o bairro concentra uma grande parte da população da ilha e oferece uma ótima infraestrutura com posto de saúde, escola, creche e comércio em geral. O crescimento do bairro se deu de forma tão rápida que já surgiu outra extensão deste mesmo bairro, o “Zimbo Dois”, uma área do Zimbo que fica localizada cerca de dois quilômetros do centro do bairro. O Zimbo é também povoado em sua maioria por nativos e moradores e o bairro abriga uma grande quantidade de casas e apenas uma pousada.

 

Leia também sobre:

- Morro de São Paulo
- Dicas e Infos
- Como chegar
- Praias de Morro de São Paulo
- Outras Praias de Morro de São Paulo
- Morro de São Paulo de dia
- Morro de São Paulo de noite
- Esportes e Atividades
- História
- Monumentos históricos
- Meio ambiente
- Povoados da região
- Bairros da ilha
- O povo da ilha
- Previsão de tempo e maré
- Hospedagem
- Reveillon
- Ressaca de Carnaval
- Carnaval
- Restaurantes