Morro de São Paulo > Aprenda sobre Morro > Meio ambiente > O Clima na ilha Morro de São Paulo
 
 
 
 

O Clima de Morro de São Paulo e suas redondesas

 

Aspectos climatológicos sobre Morro de São Paulo

Clima no Morro de São PauloA analise do clima de um dado espaço terrestre, como por exemplo do clima em Morro de São Paulo, refere-se a investigação da área de estudo, bem como do seu entorno, as propriedades climáticas do local e as variações no tempo e no espaço.

Para se referir sobre o clima de um lugar é fundamental que se considere sua localização dentro de uma escala regional. Pois, as condições climáticas de uma região constituem-se uma resposta natural dos fenômenos gerados na interface dos subsistemas oceano-atmosfera, a orografia, a distribuição dos continentes, das águas e da latitude (Santos, 2004).
O nordeste tem em comum com o resto do País uma das conotações da tropicalidade, qual seja a inexistência de estações térmicas bem marcadas no ritmo climático anual.

Se adotarmos a sistemática de Koppen, todos os climas do Brasil são da ordem daqueles que fundamentalmente se diversificam pela distribuição anual das precipitações; (...). Ainda em conseqüência da latitude, as medias térmicas mensais são superiores a 20º C durante todo o ano, salvo umas poucas exceções localmente regidas pela combinação de modestos efeitos da altitude e da exposição às massas de ar advectivo. Como em toda a zona intertropical, o balanço térmico anual é positivo (...). Calcula-se que a insolação média é de 2800 horas por ano no nordeste (Andrade & Lins, 1998) Devido a ausência de estações meteorológicas na localidade de Morro de São Paulo, utiliza-se como referencia os dados das estações meteorológicas de Valença e Camamu na APA das Ilhas de Tinharé e Boipeba – (CONDER, 1998); e as condições climáticas são referentes, mais especificamente, às localidade de Valença.

Os dados climatológicos permitem situar a área de analise, segundo método de Koppen, numa faixa de transição entre os climas tipo AW e AF, isto é, climas úmidos e quentes. A região eventualmente registra estações secas acentuadas. Os fatores climáticos dinamizam as transformações do modelado da localidade do empreendimento, destacadamente através da concentração da água meteórica em superfície e sub-superfície, sendo facilmente evidenciado pela erosão laminar e em sulcos no terreno.

Num local especial de Morro de São Paulo observa-se a ocorrência desses processos na estrada que leva até a pista de pouso da Aero Star. Destarte, o clima tropical úmido com períodos de chuvas torrenciais, a grande incidência de ventos e a elevada fragilidade dos solos tornam a área susceptível a processos erosivos, os quais são equilibrados pela presença da vegetação.

Continua lendo sobre o Clima de Morro de São Paulo:

Temperatura - Ventos - Precipitação pluviométrica - Umidade relativa do ar - Brilho solar

Leia a seguir sobre:

Aspectos climatológicos | Solo de Morro de São Paulo | Fauna e Flora da ilha

 

Leia também sobre:

- Morro de São Paulo
- Dicas e Infos
- Como chegar
- Praias de Morro de São Paulo
- Outras Praias de Morro de São Paulo
- Morro de São Paulo de dia
- Morro de São Paulo de noite
- Esportes e Atividades
- História
- Monumentos históricos
- Povoados da região
- Bairros da ilha
- O povo da ilha
- Previsão de tempo e maré
- Hospedagem
- Reveillon
- Ressaca de Carnaval
- Carnaval
- Restaurantes

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player