Morro de São Paulo
Morro de São Paulo > Aprenda sobre Morro > A Cultura de Morro de São Paulo
 
 
 
 

A Cultura de Morro de São Paulo

 
A vida cultural da Ilha de Morro de São Paulo não é muito movimentada. Não existem cinemas, teatros (com exceção do Teatro do Morro) ou casas de espetáculos. O que marca a cultura da ilha e vem a ser o traço mais forte é a religiosidade, presente nas festas realizadas pela comunidade para homenagear os santos católicos ou os ligados ao candomblé. Para os nativos antigos e alguns moradores, estas festas representam um momento de celebração cultural e nos tempos em que Morro de São Paulo ainda era um vilarejo de pescadores e era desconhecido pelo turismo, estas festas eram ainda mais fortes. Hoje em dia algumas festas praticamente desapareceram e outras resistem ao progresso e continuam presentes na vida da comunidade de Morro de São Paulo. Grupo folclórico de Morro de São Paulo
Folclore na vila A principal festa religiosa e cultural de Morro de São Paulo é a da padroeira Nossa Senhora da Luz, realizada em 08 de setembro. A herança africana também deixou suas marca de suas raízes em Morro de São Paulo e está representada na cultura através das festas aos orixás. Neste caso as festas à Iemanjá, a rainha das águas, (celebrada dia 02 de fevereiro) e a festa dos irmãos Cosme e Damião (dia 27 de setembro). Ambas as festas são comemoradas pela comunidade de Morro de São Paulo com devoção e programações especiais. Vale conferir se você estiver presente na ilha numa destas oportunidades.

Além das festas religiosas, a cultura em Morro de São Paulo apresenta outras manifestações ligadas à cultura como o artesanato local, a capoeira e as danças folclóricas presentes nas outras ilhas do arquipélago de Tinharé.
 

O Teatro do Morro

O único espaço cultural de Morro de São Paulo é o Teatro do Morro, um lugar mágico que abre suas portas todas as quartas-feiras para receber os convidados (turistas e moradores) e celebrar sob a benção das estrelas, já que está a céu aberto, a noite de Morro de São Paulo. O Teatro foi criado há aproximadamente 15 anos pelo austríaco Paulo Hutter e neste tempo todo sobrevive a todos os obstáculos que surgem pela frente, e continua encantando quem visita o local. Ainda sob a mesma direção, o Teatro já teve no seu palco artistas ilustres como a cantora baiana Margareth Menezes e hoje quem faz a festa são os artistas locais e algumas vezes, músicos convidados de fora da ilha. Desde poesias até teatro e show de rock, todos os estilos e todas as artes estão presentes no Teatro do Morro. Nas quartas-feiras, o espaço é dedicado a festa com som mecânico e shows. Para conhecer o Teatro do Morro o acesso é pela escadaria da Mangaba e um percurso de cerca de 10 minutos de caminhada. O esforço vale a pena!

Cantor morro
 

Artesanato de Morro de São Paulo

feira artesanato na praça da vila O artesanato, que não deixa de ser uma forma de representação da cultua de uma comunidade, pode ser conferido nas lojas da ilha e com mais intensidade na Feira de Artesanato da vila. Os artesãos locais produzem diversas peças confeccionadas com materiais como palha, piaçava, coco e outras matérias primas.
Das mãos dos artesãos de Morro de São Paulo saem artigos lindíssimos como itens de decoração (luminárias), roupas, bijuterias e outras curiosidades que merecem ser descobertas pessoalmente numa visita à feirinha.
A Feira de Artesanato funciona todos os dias na vila de Morro de São Paulo (Praça Aureliano Lima) a partir das 18h à meia-noite, dependendo do movimento.
 

A capoeira de Morro de São Paulo

A capoeira, arte marcial em forma de dança, tem suas raízes mais fortes na Bahia, onde os escravos a praticavam. E Morro de São Paulo também tem a capoeira como representação cultural. O grande responsável pela divulgação da capoeira na ilha é o Grupo Kilombolas, comandado pelo mestre Carlito. Além de aulas regulares, abertas aos moradores e turistas, o grupo se apresenta com freqüência nos eventos culturais de Morro de São Paulo e realiza um trabalho artístico que tem como objetivo resgatar a história e a cultura do povoado através das apresentações das danças populares como o samba de roda, o maculelê e a puxada de rede. Todas estas manifestações culturais são heranças do povo africano e simbolizam a luta e a saga deste povo sofrido. É bastante comum estar em alguma rua ou nas praias de Morro de São Paulo e ver um grupo vestido com as roupas tradicionais da capoeira, cantarolando músicas acompanhadas do ritmo contagiante do berimbau (instrumento típico da capoeira). Capoeira na Quarta Praia
Veja também: Esportes e atividades no Morro
 

Grupos folclóricos de Tinharé

Os grupos culturais que pertencem às outras ilhas do arquipélago de Tinharé também se apresentam regularmente em Morro de São Paulo e se você estiver presente numa destas ocasiões irá se maravilhar com o ritmo dos instrumentos e o colorido dos figurinos. Dentre os grupos folclóricos de Tinharé estão o Zambiapunga e o Congos, ambos de Cairu. Os dois grupos são também representam a herança africana e são formados por moradores de Cairu que protagonizam verdadeiros espetáculos pelas ruas das ilhas.
grupo folclore na segunda praia Os Zambiapunga recebeu este nome em homenagem ao Deus africano Zamiapomgo. Homens e mulheres vestidos com um macacão colorido e as caras pintadas, tocam dois tipos de instrumentos musicais: a cavilha e a enxada. Geralmente o grupo se apresenta em Cairu (na ocasião da festa da padroeira) e nos eventos culturais das outras ilhas do arquipélago. O cortejo costuma percorrer as ruas atraindo atenção de quem está por perto. Já os Congos, não utilizam o mesmo colorido visto nos Zambiapunga. O figurino do grupo é composto por camisa e calça branca e uma saia rodada floreada (que fica sobre a calça). Porém, o colorido pode não ser o mesmo, mas animação é igual. O cortejo dos Congos carrega como instrumento musical, o “ganzá”, instrumento musical de percussão e ainda um tamborim, tocado pelo chefe do grupo.
Por isto, quando estiver em Morro de São Paulo, dedique um tempinho para conhecer algumas destas manifestações culturais. Valerá muito à pena conferir, e além de usufruir de todas as belezas naturais desta encantadora ilha, vocês aproveitará toda a magia que Morro de São Paulo oferece!
 

Leia também sobre:

- Morro de São Paulo
- Dicas e Infos
- Como chegar

- Morro de São Paulo de dia
- Morro de São Paulo de noite
- Esportes e Atividades
- História
- Monumentos históricos
- Meio ambiente
- Povoados da região
- Bairros da ilha
- O povo da ilha
- Previsão de tempo e maré
- Hospedagem
- Reveillon

- Ressaca de Carnaval
- Carnaval
- Restaurantes

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player