Morro de São Paulo > Aprenda sobre Morro > Esportes e Atividades
 
 
 
 

Esportes e Atividades

 

A praia é o endereço certo para descansar e aproveitar momentos de muita paz. Mas também em meio a toda a calma e tranquilidade que as praias oferecem, não podemos esquecer de cuidar da saúde e também, se possível se exercitar durante as férias. Se Morro de São Paulo for o destino de suas próximas férias, saiba que a ilha além de ser um verdadeiro paraíso com lindas paisagens naturais, é também o rumo certo para quem gosta de esportes. Morro de São Paulo reúne algumas das paisagens mais bonitas da Bahia e ainda uma série de atividades esportivas: capoeira, frescobol, futebol, vôlei, futevôlei, kite surf, mergulho, surf e yoga. Além destes esportes, em Morro de São Paulo é possível fazer outras atividades como uma simples caminhada ou corrida na beira da praia, cavalgar ou nadar nas águas calmas e transparentes das praias de Morro de São Paulo.

Esportes na praia de Morro de São Paulo
Rede de vôlei na praia de morro de sao paulo

Se o esporte for sua praia, então Morro de São Paulo será sua escolha certa! Aproveite tudo o que puder e pratique sua atividade esportiva preferida nas belas paisagens da ilha, mas lembre-se de seguir as recomendações básicas que cada esporte exige como praticar no horário em que o sol é mais fraco, uso de protetor solar, beber muita água e o mais importante: não esqueça de respeitar os outros banhistas, pois cada um tem de usufruir da maneira que quiser de seu espaço na praia. Leia um pouco sobre os esportes de praia que fazem a cabeça dos moradores e turistas em Morro de São Paulo.

 

Capoeira

Esta antiga tradição herdada dos escravos africanos definida como arte marcial, luta e dança é imensamente divulgada na Bahia. Por toda a cidade de Salvador existem grupos de capoeira e as tradicionais rodas estão presentes nos principais pontos turísticos da capital baiana. O baiano tem no sangue o amor pela capoeira e desde criança pratica esta atividade. Em Morro de São Paulo não poderia ser diferente, o amor e a adoração pela capoeira estão presentes e existe um grupo, o Kilombolas, que realiza aulas para moradores e turistas, promove encontros de capoeiristas e ainda desenvolve trabalhos sociais. O grupo Kilombolas foi criado na Bahia durante a década de 70 pelo Mestre Dedé e quem comanda o grupo desde o ano de 1992 em Morro de São Paulo é o Contra-Mestre Carlito.

Capoeira no por do sol de morro de sao paulo
Grupo de Capoeira em Morro de São Paulo

Carlito desempenha a função de líder do Kilombolas com muita dedicação e amor.
Além das aulas, que ajudam a manter o grupo, Carlito promove encontros e desenvolve projetos sociais voltados às crianças carentes da ilha.
O grupo também se apresenta com um show folclórico em vários eventos que são realizados em Morro de São Paulo e outros povoados do arquipélago de Tinharé.
Nas coreografias estão todas as manifestações folclóricas da Bahia como a puxada de rede, o maculelê e o samba de roda.

 

Frescobol

Um dos esportes de praia mais praticados no Brasil tem seu espaço garantido em Morro de São Paulo. É na Segunda Praia que o frescobol está mais presente, mas também se vê muito o esporte sendo praticado na Terceira Praia.

O frescobol surgiu no Rio de Janeiro no século 20 e espalhou-se rapidamente por todas as praias do Brasil. Um esporte tipicamente praiano e visto como um bom exercício cardiovascular devido à intensa repetição de movimentos. Para jogar frescobol, bastam dois jogadores, duas raquetes e uma bola.

Frescobol na Praia de Morro de São Paulo
Equipamento de frescobol Todo o equipamento para o frescobol você encontra em Morro de São Paulo: existem lojas que vendem ou alugam raquetes e bolas de frescobol. Na Segunda Praia, geralmente na parte da manhã, moradores e turistas costumam jogar frescobol na beira da praia. Entre um mergulho para se refrescar e uma partida de frescobol, a diversão rola solta. Portanto, praticar este esporte em Morro de São Paulo, pode ser uma boa dica, já que além de se exercitar, você estará também pegando aquela corzinha. Então, convite um amigo, garanta sua raquete e venha de divertir, jogando frescobol na praia em Morro de São Paulo.
 

Futebol

O esporte mais amado do país, claro, não podia ficar de fora das atividades praticadas em Morro de São Paulo. Com organização e respeito aos banhistas, os moradores da ilha geralmente jogam seus "babas" (partidas de futebol) na Primeira e Segunda Praia. Mas não é só nas praias que o futebol é praticado em Morro de São Paulo. Este esporte que agrada a "gregos e baianos" é bastante popular em todos os povoados e ilhas do arquipélago de Tinharé. Em todos os povoados (Morro de São Paulo, Gamboa, Garapuá e Galeão) existem campeonatos de futebol e vários times representam o amor dos moradores por esta paixão nacional.

Futebol em Morro de São Paulo
Futebol na praia Dentre os times de futebol no arquipélago estão: as equipes da Vila Nossa Senhora da Luz, Calcinha Preta, Fonte Grande, Guias, Mangaba, Zimbo, Toca da Arraia (em Morro de São Paulo); Bahia e Vitória (em Garapuá) e Toque e Vasco da Gamboa (na Gamboa). Existe também um lugar destinado exclusivamente ás partidas de futebol: o campinho, localizado após a Rua da Lagoa em Morro de São Paulo. Durante o campeonato, todos os domingos são promovidos jogos e a população comparece para prestigiar. Vale à pena conferir, se você estiver na ilha durante algum jogo. Geralmente os campeonatos são promovidos entre outubro e novembro.
 

Futevôlei

O futevôlei é outra atividade esportiva bastante praticada em Morro de São Paulo. Este esporte, assim como o frescobol é tipicamente praiano e também surgiu nas areias cariocas. O futevôlei concentra num único esporte duas modalidades: o vôlei e o futebol.
Com uma hora praticando futevôlei, você pode queimar até 500 calorias e ainda fortalecer várias partes do corpo como os membros inferiores, já que o esporte trabalha os músculos da coxa, panturrilha, glúteos e quadríceps.
Para jogar futevôlei em Morro de São Paulo, é só comparecer na Segunda Praia, onde há uma quadra (em frente ao Funny).
Vários moradores são adeptos deste esporte e promovem regularmente campeonatos em Morro de São Paulo, com a participação de atletas de outros lugares da Bahia e também de outros estados do país.

Futevôlei em Morro de São Paulo
 

Vôlei

VÇolei praticado em Morro de São paulo O vôlei, outra paixão dos brasileiros, também tem sua importância nas praias de Morro de São Paulo e é também nas areias da Segunda Praia que o esporte é praticado. Logo no começo da praia (em frente a pousada Villa das Pedras) existe uma quadra de vôlei. Já por sua vez, o vôlei não é tão popular entre moradores como o futebol e o futevôlei, que chegam até a ter competições oficiais na ilha, mas mesmo assim, o vôlei tem seu papel dentro do cenário esportivo de Morro de São Paulo. Todos os dias pela manhã e no final da tarde há moradores e turistas jogando vôlei. Se você quiser conferir uma destas partidas, visite a quadra que fica na Segunda Praia e se puder participe de uma destas partidas. Com certeza você vai se divertir e ao mesmo tempo se exercitar!
 

Kitesurf

O kitesurf é um esporte aquático que utiliza uma pipa e uma prancha especifica de kite ou ainda pode ser uma prancha de surf. Um esporte para quem curte adrenalina já que propicia manobras radicais como grandes saltos sobre as ondas. As condições climáticas ideaís para praticar o kitesurf em Morro de São Paulo é em dias com bastante vento já que o esporte depende do vento para se mover e também é mais indicado a quem está iniciando quando a maré estiver baixa. Em Morro de São Paulo os pontos mais propícios para a prática do kitesurf são a Quarta Praia, devido possuir uma piscina natural com uma boa profundidade (um metro e meio) o que dá mais segurança ao atleta e ainda a praia da Ponta do Curral, com suas águas tranqüilas. Normalmente há em Morro de São Paulo uma pessoa que aluga equipamentos de kitesurf. Se pintar uma vontade de deslizar sobre as águas de Morro de São Paulo, sendo impulsionado pelos ventos baianos, procure se informar se ainda está havendo aluguel de equipamento e boas ondas.

Kite surf em Morro de São Paulo
 

Mergulho

Tartaruga marinha num mergulho no mar de Morro de São Paulo

As águas calmas e cristalinas das praias de Morro de São Paulo oferecem condições ideais para a prática do mergulho. O melhor período para mergulhar na ilha é no verão (de novembro a abril), devido à cor da água.
Nos outros meses por apresentar maior incidência de chuvas, a água não tem boa visibilidade.

Em Morro de São Paulo existem basicamente duas empresas de mergulho: uma situada na Primeira Praia e outra, na Terceira Praia.

A empresa que fica na Primeira Praia oferece toda a estrutura para mergulhadores iniciantes e profissionais. Já a da Terceira Praia, tem os serviços básicos com aluguel de equipamentos apenas. Em Morro de São Paulo existem vários points de mergulho, que apresentam profundidades entre cinco a 40 metros e entre os mais conhecidos estão os Paredões da Gamboa (3 a 12 metros) com grande concentração de lagostas e polvos; os recifes do Forte (12 metros) e mergulho em corrente; o paredão Real (12 a 45 metros) e localizado em frente à Praia da Gamboa e ainda a Pedra do Benedito (25 metros) e a cerca de 45 minutos de navegação a partir da Primeira Praia. Mergulho em Morro de São Paulo
 

Surf

Surf em Morro de São Paulo Quem acha que em Morro de São Paulo não existe ondas, está enganado. Quando você estiver na Primeira Praia você vai notar que existe um aglomerado ou conforme dizem os próprios surfistas, uma “crowde”. Todos dividindo um pequeno espaço do imenso mar de Morro de São Paulo. Isto se explica porque ali, naquele ponto chamado de Pedra do Moleque, é que fica o point dos surfistas em Morro de São Paulo. A grande quantidade de atletas, geralmente tem cerca de 10 a 15, fica a espera da onda perfeita. O número de adeptos deste esporte na ilha vem crescendo a cada dia. Desde crianças a partir de sete anos até adultos na faixa etária dos 40, vem praticando o surf em Morro de São Paulo.  O melhor período para surfar na ilha é entre os meses de junho e setembro com a presença do vento leste. No verão, como não tem este vento as ondas não são constantes. E a maré mais indicada é a alta, já que o mar de Morro de São Paulo apresenta muitos corais no fundo.
 

Outras atividades esportivas em Morro de São Paulo

Além de todos estes esportes, em Morro de São Paulo é possível ainda praticar outras modalidades esportivas como a Yoga e a navegação. Para quem gosta ou simplesmente tem curiosidade de conhecer a milenar tradição indiana da Yoga, em Morro de São Paulo existem aulas abertas aos moradores e turistas. As aulas acontecem de duas a três vezes por semana, de manhã ou à noite. Um dos locais onde são realizadas as aulas de Yoga é na pousada Paraíso do Morro, na Terceira Praia. Se pintar aquela vontade de relaxar e meditar, procure as aulas de Yoga em Morro de São Paulo.
Já para quem prefere uma atividade com mais adrenalina e movimento, a dica é navegar pelas águas da ilha. O Iate Clube Morro de São Paulo, localizado na Praia da Gamboa oferece vários tipos de embarcações para iniciantes e profissionais e com acompanhamento de instrutores. Uma bela oportunidade para navegar nas águas de Morro de São Paulo.
Yoga praticado na praia de Morro de São Paulo

Leia também sobre:

- Morro de São Paulo
- Dicas e Infos
- Como chegar
- Praias de Morro de São Paulo
- Outras Praias de Morro de São Paulo
- Morro de São Paulo de dia
- Morro de São Paulo de noite
- História
- Monumentos históricos
- Meio ambiente
- Povoados da região
- Bairros da ilha
- O povo da ilha
- Previsão de tempo e maré
- Hospedagem
- Reveillon
- Ressaca de Carnaval
- Carnaval
- Restaurantes