Morro de São Paulo > Aprenda sobre Morro > Meio ambiente > Fauna e Flora de Morro de São Paulo
 
 
 
 

Fauna e Flora de Morro de São Paulo

 
As paisagens deslumbrantes de Morro de São Paulo são habitadas por um rico e diversificado conjunto de flora e fauna. Devido sua localização, no litoral sul da Bahia na região da Costa do Dendê, Morro de São Paulo abriga variadas espécies de animais e de vegetações. As belas praias, as áreas verdes cobertas pela Mata Atlântica impressionam pela beleza e reúnem uma fauna e flora abundante.
A região da Costa do Dendê, como o próprio nome diz, conta com a presença do dendezeiro. O dendezeiro é um tipo de palmeira que surgiu da Costa Ocidental da África e cujo fruto é o dendê e o seu óleo, o famoso azeite de dendê se faz presente em todos os pratos típicos da culinária baiana. Não dá para imaginar a comida baiana sem o tempero do azeite de dendê.
A Mata Atlântica de  Morro de São Paulo
Coqueiro típico de Morro de São Paulo

Mas além do dendê destacam-se também outros tipos de vegetações na ilha. Em meio à exuberante vegetação da Mata Atlântica, Morro de São Paulo guarda um impressionante tesouro da natureza: são diversas espécies de vegetações como a piaçava, orquídeas, coqueiros, bromélias e trepadeiras. Destas vegetações a mais popular na ilha talvez seja a piaçava, cujo nome cientifico é Attalea funifera. Trata-se também de uma espécie de palmeira originária dos estados da Bahia, Alagoas, Espírito Santo e Sergipe.
Existem lugares em Morro de São Paulo ainda intocados e com predominâncias desta espécie. Outra vegetação típica da região são os coqueiros que se originaram no sudeste da Ásia e foram introduzidos no Brasil pelo estado da Bahia. Em Morro de São Paulo a partir da Terceira Praia há grandes áreas verdes, algumas que abrigam hotéis e pousadas, onde se vê imensas plantações de coqueiros.
Na flora de Morro de São Paulo também se fazem presentes arbustos típicos da Mata Atlântica e ainda territórios de mangue. Nas regiões do mangue existe pouca diversidade de vegetação, porém, é um local com grande concentração de crustáceos, moluscos e ainda formada por arbustos e árvores de raízes suspensas.

Como se não bastasse a vegetação exuberante, a ilha reserva outras gratas surpresas aos visitantes. Espalhada pelas paisagens de Morro de São Paulo está uma série de árvores frutíferas que presenteiam moradores e turistas com seus apetitosos frutos. Por se tratar de uma região tropical, predominam frutas como caju, mangaba, cupuaçu, pinha, cajá, jaca, melancia, acerola, goiaba, manga, umbu, pitanga, maracujá, siriguela, mamão, cacau, graviola, jambo, fruta pão e abacaxi. Além dos refrescantes sucos, estas frutas estão expostas na noite de Morro de São Paulo nas barracas na beira da praia. Misturadas com bebidas alcoólicas como cachaça ou vodka, resultam nas típicas e deliciosas caipifrutas. Das frutas citadas, algumas despertam a curiosidade dos turistas pela excentricidade. É exemplo o jambo, fruto do jambeiro. A fruta tem formado de pêra, porém, possui um tamanho menor e a casca é lisa e da cor vermelha rosada com uma polpa consistente e branca. Quando os jambeiros estão florescendo oferecem um belo cenário, pois suas flores rosadas caem no chão formando um imenso tapete cor de rosa.

Pitangas - Morro de São Paulo
 Morro de São Paulo

A fauna da ilha também é rica existindo espécies da fauna aquática e da terrestre. Dentre as espécies da fauna destacam-se diversas aves, insetos, répteis, mamíferos de pequeno porte como micos, tatu e o graxaim. Este último, o graxaim (Pseudalopex gymnocercus) é um mamifero carnívoro que se asemelha  a raposa e possui hábitos noturnos. Mas nao é comum avistar um  graxaim em qualquer local de Morro de São Paulo, somente pelas matas. Já os micos estão por toda parte e fazem a alegria dos turistas com suas rápidas corridas sobre os fios de nergia elétrica nas ruas da ilha. São tão mansos que comem em nossas mãos migalhas de pão ou frutas.

Dentre as espécies de aves existentes na fauna de Morro de São Paulo encontram-se o papagaio, jandaia, pica pau, sangue de boi e azulão. O pássaro sangue de boi é conhecido também como tiê-sangue, (Ramphocelus bresilius) e a sua é origem sul-americana.  Esta espécie  é linda e encanta os olhos de quem a observa pela beleza de sua plumagem vermelha. Já o pássaro da espécie Cyanocompsa brissonii, conhecido popularmente como azulão agrada devido o canto melódico.

Sangue de Boi Morro de São Paulo
Peixes numa piscina natural em Morro de São Paulo

A fauna em Morro de São Paulo é composta também por moluscos e peixes, o que faz do povoado um local com grande atividade pesqueira e que reflete numa farta oferta de frutos do mar nos restaurantes da ilha. Os turistas tem a oportunidade de provar saborosos peixes como o badejo, o vermelho e a cavala e também degustar ostras, lambretas e sururu. Devido a presença do mangue um criadouro natural de caranguejos, há várias espécies de crustáceos como guaiamu, aratu, siri e grauçá. A beleza da fauna marinha de Morro de São Paulo também é outra forte característica do destino. Pelas águas cristalinas e mansas da ilha podem ser vistas várias espécies de vida marinha como cardumes de sardinha, polvos, lagostas, peixe-morcego e outros.

Morro de São Paulo é um lugar belíssimo e que guarda toda esta biodiversidade, portanto, é fundamental que turistas e moradores sejam conscientes de que é preciso preservar o ambiente natural em que vivem estas espécies de fauna e flora.  Fazer turismo de uma forma consciente garantindo o bem-estar dos animais e a preservação da natureza. Afinal se não preservarmos e respeitarmos os habitantes naturais deste paraíso, com certeza, não podemos usufruir dele por muito mais tempo!

A natureza de Morro de São Paulo

Leia a seguir sobre:

Aspectos climatológicos | Solo de Morro de São Paulo | Meio ambiente

 

Leia também sobre:

- Morro de São Paulo
- Dicas e Infos
- Como chegar
- Praias de Morro de São Paulo
- Outras Praias de Morro de São Paulo
- Morro de São Paulo de dia
- Morro de São Paulo de noite
- Esportes e Atividades
- História
- Monumentos históricos
- Povoados da região
- Bairros da ilha
- O povo da ilha
- Previsão de tempo e maré
- Hospedagem
- Reveillon
- Ressaca de Carnaval
- Carnaval
- Restaurantes