Morro de São Paulo > Aprenda sobre Morro > Monumentos históricos > A Fonte Grande
 
 
 
 

A Fonte Grande de Morro de São Paulo

 

Outro cartão postal de Monumentos históricos é a Fonte Grande ou Fonte do Imperador como também é chamada, construída em 1746 pelo vice-rei do Brasil na época André de Melo de Castro.
Exemplo de tecnologia no Brasil Colonial, a Fonte era o maior abastecimento de água potável do vilarejo e do presídio que ficava localizado próximo a Fortaleza de Tapirandú.
Existe um motivo para a Fonte ser conhecida como Fonte do Imperador. No ano de 1859, Dom Pedro II esteve na cidade de Valença para conhecer a Companhia Têxtil e fez uma visita a Morro de São Paulo onde teria tomado um banho na Fonte Grande junto com a Marquesa de Santos. Nos seus escritos sobre a viagem, deixou registrada a importância desta fonte de 3 bicas.

Frente da Fonte Grande Morro de São Paulo
A Fonte grande de Morro de São Paulo

Mas não foi apenas Dom Pedro quem tomou banho na Fonte Grande. Antigos moradores contam que a não tanto tempo atrás os moradores tomavam banhos coletivos devido a falta de água encanada. Viam-se assim tendo que achar formas alternativas de higiene pessoal.
Formavam-se longas filas, a prioridade era das mulheres e crianças, depois os homens. Todos carregavam seus pertences necessários como sabonete e toalhas.
No ano de 1943 a Fonte Grande foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Isso não impediu no ano 1946 pessoas identificadas como ligadas a Interventoria Federal fizessem uma porção de escavações causando danos. Segundo os nativos do local essas pessoas estariam atrás de algum possível tesouro antigo. Estes danos foram restaurados e custeados pelo ministério público.
Atualmente na Rua da Fonte Grande e em seus arredores já existe um próprio comércio, mercados, cyber café, padaria, restaurante e pousadas. É por aqui que vivem muitos dos moradores e nativos. A Fonte hoje em dia é apenas visitada e fotografada por turistas de todo o mundo por ter feito parte da história de Morro de São Paulo e do Brasil. Até hoje sai água de sua bica, porém esta não é mais bebida e tampouco a utilizam para banhos.

Vista do lado da Fonte grande de Morro de São Paulo
 
Fortaleza de Tapirandú - Fonte Grande - Igreja Nossa Senhora da Luz - O Casarão - O Farol
 

Leia também sobre:

- Morro de São Paulo
- Dicas e Infos
- Como chegar
- Praias de Morro de São Paulo
- Outras Praias de Morro de São Paulo
- Morro de São Paulo de dia
- Morro de São Paulo de noite
- Esportes e Atividades
- História
- Meio ambiente
- Povoados da região
- Bairros da ilha
- O povo da ilha
- Previsão de tempo e maré
- Hospedagem
- Reveillon
- Ressaca de Carnaval
- Carnaval
- Restaurantes

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player