Morro de São Paulo > Aprenda sobre Morro > Monumentos históricos > A Fortaleza de Tapirandú
 
 
 
 

A Fortaleza de Tapirandú de Morro de São Paulo

 

A Fortaleza de Tapirandú de Morro de São Paulo, atualmente conhecida como O Forte pelos moradores e visitantes no remete ao século XVII onde foi palco de inúmeras batalhas e conflitos na defesa da Baía de Todos os Santos.
Em 1630 as obras de construção iniciaram, a Fortaleza foi feita a base de pedras e óleo de baleia. A localização estratégica permitia tanto a proteção de todo o arquipélago de Tinharé, onde passava toda a produção de abastecimento da capital, e também a defesa de invasões de outras embarcações na barra falsa da Baía de Todos os Santos. Pode ser considerado o maior sistema defensivo da época do país.

Fortaleza em Morro de São Paulo
O Forte e sua Prainha de Morro de São Paulo

No inicio de seus 678 metros de extensão existe um Pórtico de entrada do Forte, hoje em dia este Pórtico é também a porta de entrada para aqueles que chegam pelo cais de Morro de São Paulo. Os turistas que chegam por via marítima são obrigados a passarem embaixo deste portal cheio de história.
As obras tanto do Pórtico como do Novo Forte da Ponta e as cortinas dos canais foram construídos apenas em 1728 pelo Conde de Sabugosa.

Ao longo da história a Fortaleza passou por inúmeras destruições e reformas. As destruições vieram nas várias batalhas com balas de canhão armas de artilharia, na destruição de tempestades e do próprio tempo e do mar. Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, o Forte estava em ruínas, a mercê do desmoronamento. No ano 2010 as obras de restauração começaram e ainda não cessaram. Mesmo com sua estrutura e aparência e estrutura abaladas, ainda podemos contemplar uma belíssima paisagem.

A Fortaleza de Tapirandú de Morro de São Paulo
Vista mar do Forte de Morro de São Paulo

É na Fortaleza de Tapiranddú que nativos, moradores e turistas se encontram no final da tarde para assistir o belíssimo espetáculo da natureza que o Pôr do Sol de Morro de São Paulo oferece. Além de poderem ver os golfinhos que estão nas águas em frente dando shows de acrobacias e saltos se tiver um poucinho de sorte.

 
Fortaleza de Tapirandú - Fonte Grande - Igreja Nossa Senhora da Luz - O Casarão - O Farol
 

Leia também sobre:

- Morro de São Paulo
- Dicas e Infos
- Como chegar
- Praias de Morro de São Paulo
- Outras Praias de Morro de São Paulo
- Morro de São Paulo de dia
- Morro de São Paulo de noite
- Esportes e Atividades
- História
- Monumentos históricos
- Meio ambiente
- Povoados da região
- Bairros da ilha
- O povo da ilha
- Previsão de tempo e maré
- Hospedagem
- Reveillon
- Ressaca de Carnaval
- Carnaval
- Restaurantes

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player