Morro de São Paulo > Aprenda sobre Morro > Outras Praias de Morro de São Paulo e região > Praias da Ponta do Curral e Gamboa do Morro
 
 
 
 

Praia da Ponta do Curral e
Praia da Gamboa do Morro de São Paulo

 

Praia da Gamboa do Morro de São Paulo

Destas praias mais tranqüilas e reservadas, a praia da Gamboa é a que fica mais próxima e com acesso mais fácil para Morro de São Paulo. Para chegar até a praia da Gamboa pode-se ir caminhando desde o cais de Morro de São Paulo ou com os barcos que saem deste. O tempo de caminhada é de cerca de 25 minutos e o percurso de barco, 10 minutos.
A praia da Gamboa possui uma longa e larga faixa de areia branca e um mar calmo, onde na maior parte predomina o fundo de areia. As águas da Gamboa se encontram com o canal de Taperoá (acesso à Valença), o que torna a cor da água em certos momentos um pouco escura.
Em toda sua extensão a praia da Gamboa oferece aos visitantes uma boa estrutura com quiosques e restaurantes na beira da praia. Antes de chegar à praia a primeira surpresa aos turistas é a imensa parede de argila, que fica localizada no caminho para a praia.
Praia da Gamboa de Morro de São Paulo
Clube de Vela na Gamboa do morro de São paulo Dizem os nativos e moradores, que esta argila tem propriedades medicinais e os turistas a passam por todo o corpo quando estão por lá. Logo após a argila da Gamboa, está o Clube de Velas de Morro de São Paulo, onde estão à disposição vários tipos de embarcações para velejar. Uma parte da praia da Gamboa se chama Praia Linda e é neste ponto que fica a maioria das barracas de praia e também onde os turistas.
Nas barracas você encontrará todas as delícias típicas da comida baiana e diversos petiscos de frutos do mar, além claro, de uma bebida bem gelada.
A maior parte dos frequentadores da praia da Gamboa são os moradores de Morro de São Paulo e ainda os que residem no povoado da Gamboa. Mas está sendo cada vez mais comum ver turistas usufruindo da calmaria e das belezas naturais da praia da Gamboa.
No povoado que fica próximo a ponte onde desembarcam os barcos e lanchas pode-se encontrar algumas opções de pousadas e ainda uma excelente estrutura com comércio diversificado com farmácia, supermercado e restaurantes. Por isto, quem desejar aproveitar a praia da Gamboa além do dia terá a oportunidade de hospedar-se em alguma pousada e ainda desfrutar de um belo jantar num dos restaurantes do povoado.
Praia da Gamboa do Morro
 

Praia da Ponta do Curral

Praia da Ponta do Curral em morro de São Paulo Da praia da Gamboa ou de Morro de São Paulo pode se enxergar outra praia onde prevalece a tranqüilidade e uma belo cenário: a Ponta do Curral. Famosa por ser o local onde desembarcaram as primeiras cabeças de gado do Brasil, esta praia está localizada de frente para Morro de São Paulo. A Ponta do Curral é uma fazenda particular com um total de 530 hectares e onde vivem apenas as pessoas que trabalham na fazenda. A praia com areia fofa e clara encanta os turistas que fazem os passeios para a praia da Gamboa e tem parada na Ponta do Curral. A outra maneira para chegar nesta praia, além de ser com os passeios, é a partir da cidade de Valença com os barcos e lanchas ou ainda fretando uma embarcação. Como não tem estrutura com barracas, a dica na praia da Ponta do Curral é aproveitar a bela paisagem e relaxar.
 

Conheca a seguir também as praias:

1. Praia do Porto de Cima, Praia da Ponta da Pedra e Prainha do Forte
2. Praia de Garapuá
3. Praia de Pratigi

4. Praias de Boipeba

Leia também sobre:

- Morro de São Paulo
- Dicas e Infos
- Como chegar

- Praias de Morro de São Paulo
- Morro de São Paulo de dia
- Morro de São Paulo de noite
- Esportes e Atividades
- História
- Monumentos históricos
- Meio ambiente
- Povoados da região
- Bairros da ilha
- O povo da ilha
- Previsão de tempo e maré
- Hospedagem
- Reveillon

- Ressaca de Carnaval
- Carnaval
- Restaurantes

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player