Morro de São Paulo > Aprenda sobre Morro
Português English Español Deutsch
 
 
 
 

Morro de São Paulo

 

Morro de São Paulo está situado 60 quilômetros ao sul da capital baiana Salvador. Faz parte de um arquipélago de 26 ilhas, apenas três delas habitadas. É distrito do município de Cairú, ilha do arquipélago de Tinharé que tem conexão com o continente.
Com praias paradisíacas de águas claras e areia branca além de coqueirais e mata atlântica que compõem o cenário perfeito para os visitantes deste paraíso. Em Morro de São Paulo as praias são conhecidas por ordem numérica, Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia e Quinta Praia ou Praia do Encanto como também é chamada. Cada uma das praias tem sua história, trajetória e característica que oferecem diferentes opções para o turista.

Morro de São Paulo
Primeira, Segunda e Terceira Praia de Morro de São Paulo vista aérea

A Primeira Praia é ideal para a prática de alguns esportes aquáticos como mergulho com cilindro, surf, wakeboard, tiroleza e banana boat. É bem localizada situada entre a vila e a Segunda Praia. Na Segunda Praia encontramos agito e badalação durante o dia e a noite. A Quarta e Quinta Praia são mais isoladas, consideradas praias semi desertas e ideais para aqueles que vem relaxar, ficar isolado e podem pagar por isso. Excelentes opções de pousadas, hotéis e eco resorts oferecem toda a infra estrutura que os turistas precisam.

Além das praias de Morro de São Paulo, na mesma ilha existem outras praias, são elas Porto de Cima, Porto da Pedra, Gamboa do Morro, Garapuá e Pratigi. A maioria delas você pode conhecer em caminhadas quando a maré estiver baixa. As praias de Garapuá e Pratigi são visitadas nos passeios de barco ou Toyota que são vendidos na ilha.

Outras Praias de Morro de São Paulo
Monumentos históricos de Morro de São Paulo Vale à pena conhecer a história desse lugar e seus monumentos históricos construídos nos séculos XVII e XVIII.  A Fortaleza de Tapirandú de Morro de São Paulo e seu Pórtico foram construídos para evitar invasões holandesas e proteger a Baía de Todos os Santos no período Brasil Colônia.  A Fonte Grande para o abastecimento de água para os moradores e prisioneiros. Na época de sua construção foi considerado um exemplo de tecnologia. A Igreja Nossa Senhora da Luz que tem o nome da padroeira do local e responsável por manter vida a fé católica ao longo dos séculos neste vilarejo. O Casarão construído e utilizado para depósito de farinha antigamente e atualmente pousada foi a maior construção de sua época e no passado abrigou Dom Pedro II em sua visita a ilha.

Em Morro de São Paulo não existem carros, isso propicia um ambiente tranqüilo e relaxante longe da correria e agitação das metrópoles. Apenas um trator passa pela vila durante todos os dias de manhã para recolher o lixo. Existe ainda uma ambulância do posto de saúde que em alguma eventualidade também entra na vila. Os hotéis da Quarta e Quinta Praia também tem carros para facilitar o acesso a vila de seus hospedes. O trajeto é feito por uma rua paralela a praia, portanto o turista não os vê. Os passageiros desembarcam no receptivo situado atrás da Segunda Praia.

Barcos em vez de carros em Morro de São Paulo
Alegria em Morro de São Paulo

Morro de São Paulo agrada a todos visitantes do mundo todo. É o lugar ideal para todos os tipos de turistas, os que gostam de sossego e de badalação, os que querem pousadas econômicas ou o conforto de eco resorts, para os que gostam do dia e da noite. O Morro de São Paulo agrada todas as tribos porque lá você por ter as férias do jeito que você quer.

 

Leia também sobre:

- Dicas e Infos
- Como chegar
- Praias de Morro de São Paulo
- Outras Praias de Morro de São Paulo
- Morro de São Paulo de dia
- Morro de São Paulo de noite
- Esportes e Atividades
- História
- Monumentos históricos
- Meio ambiente
- Povoados da região
- Bairros da ilha
- O povo da ilha
- Previsão de tempo e maré
- Hospedagem
- Reveillon
- Ressaca de Carnaval
- Carnaval
- Restaurantes