Morro de São Paulo > Aprenda sobre Morro > O O povo da ilha
 
 
 
 

O O povo da ilha

 

O povo de morro de São PauloEm Morro de São Paulo a natureza e a história estão integradas. Cercado por uma natureza exuberante, a ilha preserva sua história através dos monumentos históricos e principalmente pela trajetória e saga de seu povo. 

Morro de São Paulo é um lugar encantador cheio de belezas naturais e reduto de um povo hospitaleiro que com muita criatividade, otimismo e força de vontade transformou este simples vilarejo de pescadores num dos mais badalados e conhecidos destino turístico do país, visitado por turistas de toda parte do mundo. Para se falar do povo desta Ilha  é obrigatório falar de sua história. Este povo brilhante tem uma história quase esquecida, se não fossem os seus moradores mais antigos que ainda hoje vivem na ilha e contam aos mais novos como tudo começou e de que forma viviam num passado não muito distante. Na época em que Morro de São Paulo ainda era um pacato vilarejo, por volta dos anos 50, a população formada por algumas famílias, sobrevivia basicamente da pesca. Dentre estas famílias estavam a da Senhora Elze Moutinho Wense (Dona Zezé), de Dona Romilze Teófila Batista e outras. Aos poucos foram surgindo outras famílias que começaram a fixar residência na ilha e o O povo da ilha foi descobrindo outras profissões, ligadas a construção como pedreiro, por exemplo. Suas vidas eram simples e sem tecnologias. As casas eram iluminadas por lampiões e a energia elétrica chegou em Morro de São Paulo somente na década de 80, quando o turismo começou a despontar.

O povo pescador de Morro de São PauloA partir daí a vida do O povo da ilha passou por muitas mudanças e transformações. Os pescadores continuaram a extrair do mar sua sobrevivência, mas agora para alimentar não somente suas famílias, mas também para abastecer os restaurantes que começaram a funcionar. Morro de São Paulo viu nas décadas seguintes um rápido e impressionante progresso alavancado pelo turismo. Algumas pessoas que moravam na ilha continuaram aqui suas vidas, agora de forma diferente. Outras foram embora, buscar outros horizontes. Mas muitas pessoas chegaram para fazer parte deste povo. E todos estes moradores que hoje vivem em Morro de São Paulo contribuíram de alguma maneira para que a ilha tenha ficado famosa e tenha sido descoberta mundialmente. Se não fosse a coragem e a luta do O povo da ilha, talvez este lugar não tivesse esta fama e não fosse este encantador e belo destino turístico.

Povo esse hospitaleiro, identificado pela amizade e pela gratidão que merece ser homenageado. São histórias de amor, alegria e sofrimentos vividos por um povo alegre que apesar das dificuldades não desistiu e lutou para que seus destinos fossem transformados. Morro de São Paulo é hoje este lugar badalado e famoso, mas ainda tem na essência um charme rústico de um povoado de pescadores. E isto se deve a humildade de seu povo. Por isto, quando estiver em Morro de São Paulo, não conheça apenas suas belezas naturais, as praias, as festas e os pontos turísticos. Conheça e prestigie o O povo da ilha. Será gratificante saber um pouco mais da história de vida de algumas destas pessoas, principalmente, os nativos mais antigos.
 

Leia também sobre:

- Morro de São Paulo
- Dicas e Infos
- Como chegar
- Praias de Morro de São Paulo
- Outras Praias de Morro de São Paulo
- Morro de São Paulo de dia
- Morro de São Paulo de noite
- Esportes e Atividades
- História
- Monumentos históricos
- Meio ambiente
- Povoados da região
- Bairros da ilha
- Previsão de tempo e maré
- Hospedagem
- Reveillon
- Ressaca de Carnaval
- Carnaval
- Restaurantes