Vizinha de Morro de São Paulo, Boipeba é uma das ilhas que faz parte do Arquipélago de Tinharé, no Baixo Sul da Bahia. Boipeba se parece com Morro de São Paulo apenas pela presença das belezas naturais, mas difere-se em várias características. Enquanto Morro de São Paulo é conhecido pelas belas praias e pela famosa badalação, em Boipeba reina a tranqüilidade. Não que a ilha não tenha movimentação, e festas, e as praias de Boipeba não tenham charme e encanto, têm sim. Mas em Boipeba o ritmo é outro: bem mais lento e calmo. E não só porque a ilha está localizada na Bahia, onde a palavra “pressa” não é prioridade, mas porque em Boipeba tudo tem que ser feito com calma para que se possa sentir a magia e a beleza que esta ilha possui.
Boipeba oferece paisagens deslumbrantes de tirar o fôlego, praias lindíssimas e primitivas, morros cobertos pela Mata Atlântica, um povo hospitaleiro, passeios incríveis e uma boa estrutura com pousadas, hotéis, restaurantes e comércio. O antigo vilarejo de pescadores ganhou fama e hoje é o tesouro do Arquipélago de Tinharé (Costa do Dendê). Mas apesar de ter se tornado conhecida, Boipeba continua sendo um refúgio incógnito. Isto se deve ao acesso à ilha. De um lado de Boipeba está o oceano e de outro o estuário do Rio do Inferno.
Em Boipeba, não entram automóveis, pois a ilha não tem ponte para ligação com o continente, somente os tratores que fazem a coleta do lixo, e alguns veículos 4×4 para o transportes de passageiros até os hotéis. O percurso entre as matas, praias e povoados é feito com embarcações ou andando. Para chegar em Boipeba a viagem é através de barcos e lanchas que saem de Morro de São Paulo ou da cidade de Valença ou ainda com traslado aéreo a partir de Salvador, porém é só na alta temporada.
Outro fato que torna Boipeba um paraíso ainda escondido dentro da Bahia, é a predominância da conscientização ambiental na ilha. Desde o ano de 1992, Boipeba faz parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Tinharé/Boipeba. Os moradores são unidos e lutam para que a ilha não ganhe tanta popularidade e acabe perdendo sua beleza natural. Por isto a população local desenvolve ações na comunidade que visam conscientizar moradores e turistas sobre a preservação do meio ambiente. Um exemplo destas iniciativas é o Centro Ambiental de Boipeba, onde são realizados cursos, projetos e eventos voltados para a conservação das atrações naturais da ilha.
Dicas para sua estadia em Boipeba:
– A energia elétrica em Boipeba é de 220 V.
– Não existem caixas eletrônicos na ilha, porém, a maior parte dos estabelecimentos trabalha com cartões de crédito e débito, mas é sempre bom levar quantia em espécie
– Colabore com a limpeza das praias: não jogue lixo nas praias ou nas ruas.
Boipeba é um paraíso e para que continue sendo, é preciso que cada um faça a sua parte!