Garapuá permaneceu por muito tempo indiferente ao progresso que atingiu as praias vizinhas de Morro de São Paulo. O pacato e belo povoado vivia somente da pesca e seus habitantes levavam uma tranqüila vida até o ano de 1995, quando Garapuá começou a receber a visita dos turistas que viajavam de Morro de São Paulo a Boipeba com os tratores.
Não que hoje ainda não seja sossegada a vida dos moradores, mas a partir da descoberta de Garapuá como mais um destino turístico de Tinharé, o povoado passou a receber mais visitantes e a ter mais estrutura para atender seus turistas.
Nas ruas de chão batido de Garapuá, mais precisamente no centrinho do povoado, está um dos monumentos históricos do arquipélago de Tinharé, a capela de São Francisco de Assis.
A pitoresca igrejinha é tradicionalmente enfeitada todo ano no último domingo de janeiro para homenagear o padroeiro do povoado, São Francisco de Assis.
Durante as comemorações do padroeiro, Garapuá recebe a visita de diversos moradores dos outros povoados e ilhas vizinhas e a comunidade abre as portas de suas casas para recepcionar os visitantes, oferecendo várias delicias típicas.