Aspectos climatológicos sobre Morro de São Paulo
A analise do clima de um dado espaço terrestre, como por exemplo do clima em Morro de São Paulo, refere-se a investigação da área de estudo, bem como do seu entorno, as propriedades climáticas do local e as variações no tempo e no espaço. Para se referir sobre o clima de um lugar é fundamental que se considere sua localização dentro de uma escala regional. Pois, as condições climáticas de uma região constituem-se uma resposta natural dos fenômenos gerados na interface dos subsistemas oceano-atmosfera, a orografia, a distribuição dos continentes, das águas e da latitude (Santos, 2004).
O nordeste tem em comum com o resto do País uma das conotações da tropicalidade, qual seja a inexistência de estações térmicas bem marcadas no ritmo climático anual.
Se adotarmos a sistemática de Koppen, todos os climas do Brasil são da ordem daqueles que fundamentalmente se diversificam pela distribuição anual das precipitações; (…). Ainda em conseqüência da latitude, as medias térmicas mensais são superiores a 20º C durante todo o ano, salvo umas poucas exceções localmente regidas pela combinação de modestos efeitos da altitude e da exposição às massas de ar advectivo. Como em toda a zona intertropical, o balanço térmico anual é positivo (…). Calcula-se que a insolação média é de 2800 horas por ano no nordeste (Andrade & Lins, 1998) Devido a ausência de estações meteorológicas na localidade de Morro de São Paulo, utiliza-se como referencia os dados das estações meteorológicas de Valença e Camamu na APA das Ilhas de Tinharé e Boipeba – (CONDER, 1998); e as condições climáticas são referentes, mais especificamente, às localidade de Valença.
Os dados climatológicos permitem situar a área de analise, segundo método de Koppen, numa faixa de transição entre os climas tipo AW e AF, isto é, climas úmidos e quentes. A região eventualmente registra estações secas acentuadas. Os fatores climáticos dinamizam as transformações do modelado da localidade do empreendimento, destacadamente através da concentração da água meteórica em superfície e sub-superfície, sendo facilmente evidenciado pela erosão laminar e em sulcos no terreno.
Num local especial de Morro de São Paulo observa-se a ocorrência desses processos na estrada que leva até a pista de pouso da Aero Star. Destarte, o clima tropical úmido com períodos de chuvas torrenciais, a grande incidência de ventos e a elevada fragilidade dos solos tornam a área susceptível a processos erosivos, os quais são equilibrados pela presença da vegetação.